Você sabe quais vantagens o marketing pode trazer para a sua empresa? E mais… você sabe quais são os canais de marketing e como eles funcionam? Neste artigo, vamos explicar o que é marketing, quais vantagens ele traz para a sua empresa e os principais canais de divulgação que você pode utilizar. 

5 vantagens que o marketing pode trazer para o seu negócio 

  1. Tem impacto positivo direto sobre a margem de lucro da sua empresa;
  2. Fideliza a clientela e ajuda a conquistar novas fatias de mercado;
  3. Aumenta a visibilidade do seu negócio e o diferencia da concorrência;
  4. Tem impacto positivo tanto na comunicação externa quanto interna da sua empresa; 
  5. Fortalece o engajamento do quadro de colaboradores quanto aos objetivos e metas.

Principais canais de marketing

Varejista

No canal de marketing varejista a distribuição dos produtos e serviços da sua empresa são feitos através de terceiros ligados ao comércio varejista, por exemplo: donos de lojas, supermercados ou mercados de nicho. A partir disso, esses varejistas farão a venda final ao cliente. 

Atacadista

Quando o canal de distribuição é o atacadista, geralmente esses consumidores adquirem quantidades grandes de produtos e repassam com valores mais acessíveis para o cliente final, que podem ser industriais ou comerciantes varejistas, por exemplo. 

Geralmente o cliente final que obtém os produtos com valor reduzido dos atacadistas, precisa comprar em quantidades mais expressivas ou participar de programas de fidelidade, como por exemplo clubes de compras. 

Distribuidor 

Os distribuidores ficam com a tarefa de armazenar e oferecer assistência técnica para os consumidores finais nas regiões em que atua.  Desta forma, é o distribuidor que garante que o produto chegue ao cliente final, um exemplo desse tipo de canal são os distribuidores de gás e de bebidas, por exemplo. 

Agentes 

O Agente é aquele que serve para intermediar a relação entre o produtor inicial (você), o distribuidor e o cliente final. Ele garante uma boa amarra nessa teia de relações de que as transações se tornem funcionais entre todos os canais de marketing envolvidos. O agente tem papel importante quando o assunto é colocar um produto para circular no mercado. 

Marketing digital

Hoje em dia a internet está presente na vida de praticamente todos. O advento das redes sociais modificou o acesso aos conteúdos e por consequência sua empresa ganhou muitos pontos ao marcar presença online. 

Você pode investir na divulgação dos seus produtos e serviços em diversas frentes na rede, como por exemplo por email, redes sociais, ou no famoso boca-a-boca virtual que é quando os clientes funcionam como propagadores voluntários dos seus produtos e serviços. 

Agora que você já sabe quais são os canais do marketing e a diferença entre alguns deles, recomendamos que você baixe esse ebook sobre o assunto e coloque em prática a melhor estratégia possível para sua empresa. 

Ebook - Guia Completo de Marketing Digital

BAIXAR AGORA

Send download link to:

Por: Abertura Simples

Categories:

Tags:

Comments are closed

× Fale conosco