Ao finalizar a faculdade, muitos profissionais pensam em empreender, na atividade de fisioterapia, existem várias possibilidades no mercado de trabalho: trabalhar como CLT, concursos públicos, professor, autônomo e abrir sua clínica de fisioterapia. Vamos tratar aqui sobre a opção de abertura de empresa de fisioterapia.

A 1ª opção que vem a mente é abrir um MEI, mas Fisioterapeuta pode ser MEI? Essa é uma dúvida frequente entre os profissionais, principalmente no início da carreira, quando estão pensando em dar os primeiros passos no mercado de trabalho e abrir uma empresa.

Mas o que que é MEI?

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, e é a empresa constituída por uma pessoa que deseja se formalizar como pequeno empresário, trabalhando por conta própria.

Assim, a pessoa pode abrir empresa no próprio nome e atuar de forma regularizada perante o Governo.

Esse regime surgiu com a Lei Complementar nº 128/08, e sua proposta é de formalizar trabalhadores autônomos e empreendedores individuais.

Para se enquadrar como MEI, é necessário cumprir alguns requisitos, como a própria atividade ser permitida na lista de atividades. Além disso, o faturamento máximo do MEI deve ser de R$ 81 mil por ano.

Fisioterapeuta Não pode ser MEI?

Female physiotherapist inspecting her patient. Medical check at the legs in a physiotherapy center.

Bem, o MEI seria uma ótima opção para os fisioterapeutas que desejam se formalizar. Porém, infelizmente, fisioterapeutas não podem se tornar microempreendedores individuais.

O serviço de fisioterapia não consta mais na relação de atividades permitidas pelo MEI, disponível no Portal do Empreendedor. É possível conferir a lista de atividades liberadas clicando aqui.

Ainda assim, isso não é nenhum motivo para abandonar a ideia de exercer as atividades de fisioterapia e abrir empresa.

Quais são as opções que os fisioterapeutas já que não podem ser MEI

Já que não é possível fazer um MEI para fisioterapeuta, esse profissional deve optar por algum outro tipo de empresa. Para quem tem sócios, a opção deve ser a Sociedade Limitada (LTDA) — tipo muito usado por empreendedores brasileiros. 

Nesse modelo, todos os sócios, como o nome indica, têm responsabilidade limitada sobre o negócio. Isso quer dizer que, em caso de dívidas, eles não respondem com seu patrimônio pessoal.

Uma LTDA tem um Contrato Social que estabelece os direitos e obrigações de cada um dos sócios, além da sua parte societária. Novos sócios só podem ser incluídos com a concordância de todos.

Quer abrir sua empresa, mas tem muitas dúvidas?

Podemos te ajudar. Nós somos a SMAIS, uma contabilidade online que está do lado do empreendedor. 

O nosso objetivo é ajudar você a abrir sua empresa de forma correta e sem dor de cabeça, escolher a melhor tributação para sua empresa e garantir a contabilidade correta, de dando tranquilidade para você conduzir sua empresa.

Solicite um orçamento e receba uma proposta personalizada para o seu negócio! Você vai receber tudo bem explicado, com prazos, valores, benefícios e tudo o mais. 

Categories:

Tags:

Comments are closed

× Fale conosco