Neste artigo vamos te mostrar como emitir Nota Fiscal Eletrônica de Serviços(NFS-e). A nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio dos municípios com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços.

Quem deve emitir Nota Fiscal Eletrônica de Serviços(NFS-e)?

Empresas com atividades de prestação de serviços tributadas pelo Imposto sobre Serviço (ISS), independente do tamanho ou regime tributário, devem emitir NFS-e, assim empresas empresas do Simples Nacional, Micro empresas (ME), empresa de Pequeno Porte (EPP), Lucro Real, Lucro Presumido, MEI (em alguns casos) e até mesmo pessoa física devem emitir o documento fiscal. 

A Lei complementar 116/2003 dispõe sobre o  Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza o ISSQN ou mesmo somente o ISS. A lei em questão traz uma lista anexa listando todos os serviços tributados pelo ISS, para estes devem ser sempre emitida NFS-e como:

Serviços de informática.

Serviços de saúde, assistência médica.

 Serviços de cuidados pessoais, estética, atividades físicas

Serviços relativos a engenharia, arquitetura, construção civil, manutenção, limpeza,

Serviços de educação, ensino, orientação pedagógica e educacional

Serviços relativos a hospedagem, turismo, viagens e congêneres.

Serviços de guarda, estacionamento, armazenamento, vigilância

Serviços de diversões, lazer, entretenimento

Serviços relativos a fonografia, fotografia, cinematografia e reprografia.

Lubrificação, limpeza, revisão, e conservação de máquinas e veículos

Serviços relacionados ao setor bancário ou financeiro

Serviços de transporte de natureza municipal.

Serviços de apoio técnico, administrativo, jurídico, contábil, comercial 

Serviços de  inspeção e avaliação de riscos para cobertura de contratos de seguros

Serviços funerários e outros

Como funciona a emissão?

Todas as prefeituras disponibilizam em seu próprio site a forma da emissão das NFS-e, onde a empresa prestadora de serviço solicita um cadastro prévio para emissão da NFS-e. Não existe um padrão estabelecido geralmente a emissão direto no site da prefeitura exige login e senha, e caso a empresa deseja emitir por sistema externo muitas vezes precisa de um certificado digital e uma alteração prévia junto a prefeitura para emissão via sistema externo.

Como calcular os impostos na hora de emitir Nota Fiscal de Serviços (NFS-e) ?

Os impostos que serão pagos pela emissão da NFS-e, dependem do regime de tributação da sua empresa, se sua empresa é do Simples Nacional, Lucro Real, e até mesmo do tipo de serviço que será faturado na NFS-e, em caso de dúvidas sobre a tributação na sua NFS-e, consulte sempre seu contador.

Vantagens de emitir Nota Fiscal de Serviços (NFS-e) por sistema externo.

Emitir NFS-e,via sistema de gestão tem diversas facilidades, o primeiro seria a própria gestão da sua empresa, onde a emissão da NFS-e alimenta seus relatórios de receita e seu contas a pagar, dando um maior controle as suas finanças. Outra vantagem seria a facilidade da emissão da NFS-e podendo emitir de uma única vez diversas NFS-e enviando arquivos diretamente para sua prefeitura. Com dados dos clientes, serviços previamente cadastrados no sistema trará agilidade nas emissões de suas NFS-e.

Mobilidade: existem diversos sistemas de gestão com uso através de APP, assim você poderá emitir suas NFS-e diretamente do seu celular com toda facilidade. Nossos clientes emitem NFS-e através do nosso APP com apenas 3 cliques direto do celular.

Emissor de NFS-e

 Você é prestador de serviço? Conheça nossos planos de contabilidade.


Categories:

Comments are closed

× Fale conosco