5 passos fundamentais para você abrir sua empresa

Powered by Rock Convert

Abrir seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, ter uma empresa requer muitos desafios que vão além da motivação inicial que envolve o novo empreendimento. Atualmente existem diversas possibilidades de negócios, são franquias, marketplace, home office, freelancers, vendas de produtos e serviços digitais.

Segundo levantamento da Serasa Experian, o número de empresas abertas aumentou 30,8% em comparação aos períodos de outubro de 2019 e 2018, foram abertas 307.443 novas empresas, isto significa quase 10 mil empresas por dia. Os dados ainda mostram que o setor de serviços foi quem mais cresceu em abertura de empresas, com uma variação de 26,6% entre os dois períodos, seguido por indústria 18,2% e comércio 13,1%. Outro dado levantado é que os microempreendedores individuais representavam 81,5% do total, enquanto 7,2% são sociedades limitadas e 5,4% empresas individuais. É consideravelmente mais expressivos o número de empreendedores que optam por abrir CNPJ MEI.

Se você precisa abrir CNPJ, clique aqui. (link)

Agora confira os 5 passos fundamentais para você abrir sua empresa.

1- Planejamento do negócio

Muitas vezes as aberturas de empresas são realizadas de maneira impulsiva, temos o empresário que domina a parte técnica do negócio e enxerga uma oportunidade de crescer, e assim inicia seu projeto de abertura de CNPJ. Na maioria das vezes nos primeiros meses da abertura da empresa sempre são acompanhados de bastante dificuldade como:  atrair cliente, como encontrar o ponto comercial ideal, ou como ter um marketing digital eficaz para atingir o público nas vendas digitais, por isso planejar a abertura da sua empresa é indispensável.

2- Elaboração do contrato social

O contrato social é o passo inicial para ter uma empresa regular, nele iremos definir o objeto social da empresa, ou seja, qual atividade a empresa terá, informar endereço, nome dos sócios ou do empresário, razão social e nome fantasia. Alguns pontos devem ter atenção fundamental por exemplo: como será a distribuição de lucros da empresa, como será integralizado capital, qual a natureza jurídica da nova empresa?

Vale lembrar que a consulta de viabilidade deve anteceder a elaboração do contrato, é preciso solicitar a viabilidade na junta comercial para averiguar sobre o nome escolhido, e na prefeitura sobre as atividades da empresa, deve-se ter uma resposta positiva das prefeitura que a atividade pretendida pode ser executada no endereço escolhido para a empresa.

Powered by Rock Convert

3- Opção pelo regime tributário mais viável para o negócio.

A opção pelo regime tributário acontece sempre na abertura da empresa e no início de cada ano. É preciso muita atenção neste tópico, buscar bastante informação sobre as previsões de receitas, despesas, CNAES dos serviços e produtos que serão vendidos e a legislação vigente. Hoje existem basicamente três regime de tributação, Simples, Lucro Presumido e Real, muitos pensam que o Simples Nacional é sempre a melhor opção, porém esta regra não vale para todas as empresas e negócios, e preciso uma análise individual sobre cada caso.

Aqui na S MAIS CONTABILIDADE DIGITAL, além da abertura gratuita de empresas iremos elaborar com você e escolher o regime tributário mais benefício para sua empresa.

4- Obtenção de registros e licenças

Evite riscos jurídicos na abertura do seu CNPJ, busque informações sobre todas as licenças e registros obrigatórios para o seu negócio, atente-se em caso de locação de imóvel se o local pretendido possui habite-se comercial, veja sobre licenças na vigilância sanitária, regras de ocupação de solo do seu município e outras licenças que forem necessárias de acordo com a atividade da sua empresa.

5- Contratação de uma contabilidade

Sua empresa precisa de um contador, o sistema tributário e de obrigações no Brasil é extremamente complexo, ter um escritório de contabilidade para apoia-lo nestas tarefas é de fundamental importância, além do mais os registros contábeis irão proporcionar a sua empresa informações fundamentais para ver como anda sua gestão financeira. Solicite sempre a seu contador que o apresente informações e índices contábeis e financeiros que lhe mostrarão como anda sua empresa.

Aqui na S MAIS CONTABILIDADE DIGITAL, além dos serviços essenciais para os empresários apresentamos mensalmente em forma de Dasboard e gráficos de resultado como anda sua empresa, facilitando assim a tomada de decisão na hora certa.

Muito sucesso para você na sua jornada de empreendedor.

Samuel Santos

Contador e empreendedor em Contabilidade Digital.


There is no ads to display, Please add some
Powered by Rock Convert
× Olá, posso ajudá-lo?